Close
    Search for HOT projects, news, people and jobs.

LAC_landingpage_Portuguese.jpeg

English Version / Spanish Version

Na América Latina e no Caribe (LAC), enfrentamos desastres causados por riscos naturais, juntamente com outros desafios para nosso meio ambiente e desenvolvimento sustentável, dentro do contexto da diversidade e da marcada desigualdade. A equipe do Humanitarian OpenStreetMap (HOT) tem como objetivo ser um catalisador positivo nessa situação para assegurar que o poder dos dados geográficos abertos seja plenamente aproveitado no apoio a políticas públicas baseadas em dados que promovam sociedades inclusivas, sustentáveis e transparentes. No centro de nossa abordagem está a promoção ativa e o uso de práticas de mapeamento de impacto social, garantindo que nossos esforços contribuam para um desenvolvimento compartilhado e significativo.

O Hub LAC foi estabelecido em 2023 com a intenção de localizar ações que promovam práticas de mapeamento de impacto social entre grupos diversos. Nossa firme crença é que o mapeamento de impacto social pode ser um catalisador para a mudança social e econômica na região da América Latina e do Caribe. Nos concentramos em envolver ativamente as comunidades em esforços de mapeamento colaborativo, concedendo a todas as pessoas a oportunidade de acessar e contribuir para o mapa. Nosso ênfase reside na incorporação de uma cultura que promova uma abordagem participativa, que impregna nossa ética de trabalho colaborativo.

Comprometemo-nos a priorizar três componentes críticos:

  1. Resiliência diante de Riscos Naturais: Aproveitando o OpenStreetMap (OSM) e ferramentas de mapeamento aberto, fortalecemos comunidades resilientes para tomar medidas proativas na prevenção e resposta a desastres causados pelos impactos das mudanças climáticas.

  2. Mapeamento Inclusivo: Priorizando a voz e a participação de comunidades sub-representadas e vulneráveis no mapa, garantindo que seus direitos políticos, econômicos, socio-culturais e ambientais sejam respeitados e promovidos.

  3. Estímulo ao Liderança Local: Encorajando as comunidades locais a participar ativamente do desenvolvimento e inovação do OSM e de outras iniciativas, capacitamo-las como agentes de mudança. Essa participação facilita soluções adaptadas para enfrentar seus desafios únicos, estendendo-se além do OSM para melhorar capacidades e visão estratégica para a criação e uso de dados.

Em linha com esta visão, nossos programas são:

Programa Humanitário LAC

OTIS - LAC Humanitarian Programme.jpg

Respondendo de maneira confiável e melhorando a preparação para cada incidente de desastre relevante na região, nossos esforços visam ajudar os atores locais a cultivar uma cultura de conscientização do risco por meio do uso de dados cartográficos abertos.

  1. Canoa de Tolda

  2. Ativação no Equador

  3. O Mapathon do Equador

  4. Mapeamento de Resposta em Acapulco

  5. Mapeamento Aberto de Lixo

  6. A Fábrica de Projetos

Programa Amazônia

Amazonia Program.jpg

Liderando o monitoramento de base e promovendo interações entre populações na Amazônia, nos concentramos em vários aspectos, incluindo a preservação ambiental, os riscos de vulnerabilidade social e os direitos. Há um ênfase particular no trabalho colaborativo com grupos indígenas para permitir uma gestão eficaz do território por meio do uso de dados.

O Programa Amazônia é uma iniciativa multifacetada que aborda lacunas cartográficas e promove o mapeamento de impacto social na região. As parcerias com autoridades de proteção civil visam preencher lacunas cartográficas e melhorar a gestão de riscos. O mapeamento antecipado identifica áreas vulneráveis para melhorar o planejamento e a resposta. Os projetos comunitários ensinam cartografia e apoiam o monitoramento ambiental em várias cidades amazônicas do Brasil, Equador e Peru, promovendo o engajamento local e a posse de dados abertos.

  1. [Mapeamentos Amazônicos para uma Amazônia Inclusiva e Sustentável](https://www.hotosm.org/updates/mapeamentos-amazonicos-para-uma-amazonia-inclusiva-e-sustentavel/

  2. Mapeamento Colaborativo e Inclusivo do Médio Solimões, Amazonas

Open Mapping for All

Open Mapping for All.jpg

Explorando e integrando ferramentas de mapeamento aberto em projetos educacionais enquanto capacitamos a próxima geração de mapeadores abertos, começando em escolas secundárias da Argentina, Colômbia e Peru.

A iniciativa envolveu com sucesso mais de 2000 alunos e 200 professores na Argentina, Peru e Colômbia. Trabalhando em estreita colaboração com os Ministérios da Educação desses países, o OM4A visa ampliar o alcance da educação em mapeamento aberto, com ênfase principal na melhoria do desenvolvimento de recursos humanos. O objetivo central do programa é catalisar os educadores para aproveitar o potencial das tecnologias de mapeamento em diversos ambientes educacionais, abrangendo tanto áreas rurais quanto urbanas.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Programa do Caribe

Caribbean Program.jpg

Nossos esforços no Caribe têm se concentrado em estabelecer uma presença sólida e fomentar uma cultura de prática, inovação e resiliência. Ao forjar parcerias com partes interessadas locais e organizações como a Agência de Gerenciamento de Emergências por Desastres do Caribe (CDEMA), facilitamos a participação no desenvolvimento e gerenciamento de desastres. O lançamento da Comunidade OSM do Caribe destaca nosso compromisso com a colaboração e o compartilhamento de conhecimento. Através de iniciativas como o programa de treinamento de drones em Dominica, capacitamos os moradores locais a capturar dados críticos, melhorando a preparação para desastres. Além disso, nossa iniciativa de Resiliência a Desastres Centrada nas Mulheres em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento prioriza capacitar mulheres e meninas com habilidades de cartografia essenciais, permitindo sua participação ativa na resposta a desastres em vários países do Caribe.

  1. Lançamento da Comunidade OSM do Caribe

  2. Fortalecendo o Gerenciamento de Desastres no Caribe através de Mapeamento Colaborativo com a CDEMA

  3. Gerando Impacto: Primeiros Microsubsídios da HOT e da Escola de Dados do Caribe

  4. Resiliência a Desastres Centrada nas Mulheres em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento

Nossas Histórias / Notícias

Confira nossos últimos desenvolvimentos e histórias de impacto aqui.

Siga-nos nas redes sociais

PT.jpg

Twitter Instagram Facebook LinkedIn Youtube